segunda-feira, 12 de novembro de 2007

Conclusão

Após realizar uma bateria de perguntas de nossa pesquisa, com pessoas de diferentes sexo, idade, grau de escolaridade, etc., nos foi possível perceber uma considerável diferença entre seu nível de conhecimento dessa doença.

Em geral, as pessoas com maior escolarirade, têm um pouco mais de ciencia dessa doença. Porém, as que mais se destacam são as de menos idades. Isso acontece porque há alguns anos atrás, várias doenças muito faladas hoje, eram quase que completamente desconhecidas antigamente. Nessa época, ninguém se preocupava com prevenções e tratamentos, ninguém tinha conhecimento das causas. Assim as doenças foram se alastrando, até chegarem ao ponto que estão. As pessoas de mais idade, por não ter conhecimento, nunca deram r provavelmente nunca darão importância a nada disso. Por isso é tão importante a campanha de conscientização logo cedo, quando ainda se é jovem, com a mente aberta e em formação.

Quanto mais cedo começar melhor. Quanto mais de puder aprender, absorver e conviver com todas as informações que chegam até nós, melhor será a formação de uma pessoa, não só como profissional, mas como cidadão consciente.

Andressa e Nathália.

1- Você tem algum precedente de câncer na família?

Sim (53) Não (46) Já tive câncer (1)

2- Você já ouviu falar de câncer de fígado?

Sim (93) Não (7)

3- Você Já tomou vacina contra hepatite B?

Sim (45) Não (34) Não sei (21)

4- Sabia que a hepatite B ou C pode gerar o câncer de fígado?

Sim (52) Não (48)

5- Você sabia que a hepatite B e C são tipos de Doenças Sexualmente Transmissíveis?

Sim (61) Não (39)

6- Você sabia que uma vez com algum tipo de câncer, o fígado é o órgão que mais tem chances de ser contaminado?

Sim (50) Não (50)

7- Você sabia que o câncer de fígado só apresenta os primeiros sintomas no seu estágio mais avançado e por isso é importante fazer exames periodicamente?

Sim (49) Não (51)


*Valores em porcentagem
**Pesquisa realizada com 100 pessoas

Nenhum comentário: